Pesquisa
 
artista    título




 

QUEM SOMOS

 

Hellion Records - 26 anos tratando a música como arte e cultura!

 

A Hellion Records é uma gravadora independente fundada em 1990 pelos sócios Moisés Della Mônica e Angela Gallinella, a partir de sua primeira loja física, inaugurada no mesmo ano na Galeria do Rock em São Paulo (SP). Inicialmente especializada em Heavy Metal nas suas mais variadas vertentes, a semente da Hellion Records foi plantada ainda no início da década de 80 com o fanzine Heavy Metal Maniac – uma das primeiras publicações brasileiras do gênero – e vários shows e eventos de rock/metal produzidos na época.

 

Desde o início, o trabalho da Hellion Records foi caracterizado pelo compromisso de fomentar a cultura em nosso país. Seja na importação de arte estrangeira ou no incentivo à cultura local. Ainda na época do vinil (LP), raridades de bandas consagradas como Iron Maiden, Metallica, Judas Priest, Pink Floyd, Helloween, etc - além de edições limitadas que só eram lançadas no exterior -, chegavam ao mercado brasileiro através da Hellion Records.

 

Com espírito vanguardista, a Hellion também passou a ser conhecida pelo garimpo de novas bandas que começavam a despontar no cenário mundial, inicialmente importando os álbuns destas bandas e depois comprando os direitos autorais para lançamento em território nacional. O disco “Images And Words”, do Dream Theater, teve sua primeira prensagem nacional encomendada pela Hellion Records, que desde então já apostava no potencial da banda norte-americana. Paralelamente, a Hellion também começou a produzir bandas e artistas nacionais como Revenge, Ação Direta, Executer, Genocídio, Pentacrostic, Mystifier, Medicine Death, entre outras. Mais tarde, a Hellion se tornaria a principal empresa brasileira do setor fonográfico a investir em produção nacional de rock e heavy metal.

 

Outro diferencial da Hellion Records sempre foi a especialização em determinados segmentos musicais. As primeiras edições nacionais de vários clássicos do Black Metal de bandas como Bathory, Burzum, Samael, Mayhem, Rotting Christ, Impaled Nazarene, Blasphemy, entre outras, foram lançadas pela Hellion.

 

Posteriormente, o Gothic Metal se tornou por um tempo a maior especialidade da gravadora. Até hoje contemplando o maior catálogo dentro do segmento no país, a Hellion Records se orgulha por ter revelado ao Brasil nomes seminais da cena como Theatre Of Tragedy, Lacrimosa, Within Temptation, Tristania, After Forever, Epica, entre muitas outras. Não obstante, a Hellion também se tornou o maior celeiro de Progressive Metal do país quando decidiu apostar em grupos como Symphony X, Pain of Salvation, Evergrey, Superior, Threshold, etc. Com a chegada no novo milênio, a Hellion também passou a investir na produção de shows internacionais. A primeira atração foi uma das bandas reveladas pela gravadora, o Symphony X, que tocou em São Paulo nos dias 18 e 19 de Novembro de 2000 no Cia do Brasil. Já em 2002, a Hellion trouxe ao Brasil a sua maior revelação da cena gótica, o Tristania. O show aconteceu na Via Funchal no dia 19 de janeiro e foi sucesso de público. Outras produções de sucesso seguiram-se com shows do Marduk, Evergrey, Pain Of Salvation, Dark Funeral, etc. Dando continuidade ao legado de apoio à música nacional, a partir de 2012 a Hellion Records oferece um novo modelo de negócios e anuncia o lançamento da Hellion Distro – divisão de distribuição, prestação de serviços e consultoria fonográfica -, que chega para impulsionar bandas nacionais no cenário musical. A Hellion Distro oferece serviços às bandas nacionais em busca de reconhecimento pelo trabalho. As bandas são assessoradas pela Hellion por meio de serviços personalizados, que incluem: prensagem, distribuição, divulgação e assessoria de imprensa.

 

Após 26 anos, a Hellion Records se transformou em um dos maiores baluartes da cultura rock e heavy metal do Brasil e de toda América Latina, sem deixar de investir em outras vertentes musicais como o jazz, blues, fusion, a música instrumental brasileira e até mesmo o pop. Com um departamento de A&R (artista e repertório) pautado na ética, a Hellion Records sempre buscou equilíbrio entre potencial artístico e mercadológico, para que assim possa continuar mantendo intacto seu compromisso de fomentar a cultura através da música e da arte.

E esse compromisso é o segredo da longevidade da Hellion Records, somada ao seu dinamismo para se adaptar às constantes transformações do mercado fonográfico.

 

Gravadoras que foram ou são licenciadas pela Hellion:

 

Hellion Records - Alemanha
Edel/Ear – Alemanha
Nuclear Blast - Alemanha
Rise Above – Inglaterra
Niji Entertainment Group – Estados Unidos
Spinefarm – Finlândia
Zyx – Alemanha
StormVox - Suécia
Century Media - Alemanha
Drakkar – Alemanha
Frontiers – Itália
Hall of Sermon – Suíça
InsideOut – Alemanha
Massacre - Alemanha
Napalm Records – Áustria
Regain - Suécia
Scarlet – Itália
Sound Polution - Suécia
SPV - Alemanha
Transmission – Holanda
Wacken Records - Alemanha